"A minha vida é um instante,
uma hora que passa,
é um momento que rapidamente escapa de minhas mãos.
Eu sei meu Deus, que para amar-te aqui na terra
não tenho outro momento a não ser o presente."

Santa Teresinha.






Ultréia 19.10.10 "A Pobreza Evangélica"

Pensamentos em Pétalas

Minha vocação é o amor!

Comemoramos no início deste mês o dia de Santa Teresinha, esta santa que é exemplo de humildade, renúncia e entrega ao amor de Deus.

A pequena via de Santa Teresinha do menino Jesus vem no sentido que as próprias agruras do dia a dia nos ensina o desabrochar da nossa vida espiritual ao vencermos os nossos caprichos em favor do outro. Certamente, é uma peleja dura, pois nem sempre o outro detém o mesmo espírito. Aí reside a distinção do caminho de Santa Terezinha do menino Jesus.

Esta busca do outro pela pequena via não vem a ser fundamentalmente um trabalho ascético de caráter moralista ou ainda por puro sentimento filantrópico na busca do outro; mas sim, por este caminho, Santa Teresinha do menino Jesus, encontrou no fundo a DEUS. Sua mensagem pode ser resumida em quatro pontos:

1. Sigamos o caminho da simplicidade;
2. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor;
3. Em tudo busquemos fazer cumprir a vontade de Deus;
4. E que o zelo pela salvação das pessoas devore nossos corações.

Inúmeros prodígios são atribuídos à sua intercessão. A leitura a meditação de História de uma alma vem causando incontáveis conversões.

O Papa Pio XI a canonizou no dia 17 de maio de 1925. No dia 9 de junho de 1897 havia prometido fazer cair uma chuva de rosas sobre o mundo. No dia 17 de julho explicara melhor em que consistiria essa chuva:

"Eu quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra."

Santa Teresinha
Rogai por nós!

Festa de Santa Teresinha 2010

Teatro em homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Hoje na Igreja Matriz da Paróquia da Imaculada Conceição de Raiz da Serra, na missa das crianças, a catequese fez uma encenação contando a história de Nossa Senhora Aparecida. Foi verdadeiramente um espetáculo! As crianças e toda equipe da catequese da Matriz que participou do teatro estão de Parabéns! Que Deus e Nossa Senhora Aparecida lhes Abençoem hoje e sempre. Amém!

Missa a Nossa Senhora Aparecida 12.10.10

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nossa Senhora na vida de Santa Teresinha

n.senhora e santa tete

No mês Mariano não poderia deixar de falar do espírito de devoção filial de Santa Teresinha para com Maria no qual marcou a vida inteira dessa pequenina grande Santa. Sensibilíssima e precoce decidiu se dedicar a Deus desde a infância. E fez de sua vida consagrada uma singular projeção missionária da Virgem Santíssima. Por isso, é modelo de empenho missionário, sem nunca ter saído do Carmelo de Lisieux, França.

Santa Teresinha perdeu a mãe quando tinha apenas 3 anos. Depois do ocorrido adotou a sua irmã Paulina como sua 'mãe'. Porém em outubro de 1882, Teresinha sofreu outro forte golpe, ficou sem a 'segunda mãe'. Paulina ingressou no Carmelo de Lisieux, com a benção do pai. A tristeza de Teresinha se tornou uma doença que se agravava a cada dia. Na noite da Páscoa de 1883, as crises de tremores começaram e duraram semanas. O médico da família diagnosticou uma profunda depressão motivada por frustração afetiva. A imaturidade emocional própria dessa idade, não permitiu que ela assimilasse a perda das 'duas mães'. Vivendo na angustia do abandono e sem conseguir reagir, apresentou um comportamento regressivo que a levou a ser tratada como uma recém nascida. Um caso gravíssimo e, na época, sem cura na medicina.

Paulina, unida às demais carmelitas do Convento de Lisieux, intensificou as súplicas em oração a Nossa Senhora, para lhe obter a cura. Com essa intenção, seu pai Luis mandou celebrar uma novena de Missas no santuário de Nossa Senhora das Vitórias de Paris, acompanhada por todos os parentes e amigos. Enquanto ele e as outras filhas rezavam diante da imagem da Virgem colocada ao lado do leito da menina enferma.
No livro de sua autobiografia, 'História de uma alma', Santa Teresinha narrou que só foi curada dessa enfermidade pela intervenção materna de Maria. Escreveu que: 'No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes,... do leito, virei meu olhar para a imagem de Nossa Senhora e... De repente, a Santíssima Virgem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca vira algo semelhante, seu rosto exalava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o 'sorriso encantador da Santíssima Virgem'. Todas as minhas penas se foram naquele momento, duas grossas lágrimas jorraram das minhas pálpebras e rolaram pelo meu rosto, eram lágrimas de pura alegria... Ah! Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, estou feliz... (...) Fora por causa dela, das suas intensas orações, que eu tivera a graça do sorriso da Rainha do Céu...' (Ma, 30v).

A esta imagem ela deu o título de 'Virgem do Sorriso' e a invocação começou com seus familiares. Depois, ela levou a devoção para o Carmelo de Lisieux, onde ingressou aos quinze anos de idade, por deferência especial do Papa Leão XIII. Finalmente, foi divulgada em todas as ordens carmelitas e se propagou no mundo.

Santa Teresinha é um exemplo de amor e devoção a Virgem Maria que é muito importante na vida de Jesus e deve ser também em nossa vida. Ela é a cristã autêntica, comprometida com o Reino de Deus, sempre dócil e obediente à vontade do Senhor. Modelo de Igreja e modelo para todos os cristãos. 

Muitos já falaram das maravilhas espirituais de Maria e como acabamos de ver até Santa Teresinha já foi agraciada por Nossa Senhora. Mas é preciso, também, lembrarmos de suas outras dimensões e proclamá-la mãe de Deus, da Igreja e de toda a humanidade. Proclamá-la como Imaculada, Pura, Santa, mas também como pessoa forte, corajosa, que assumiu plenamente seu papel de mulher e de mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Scraps

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé. Col. 2,7